Como funciona o currículo bilíngue na Educação Infantil?

Olá, famílias, tudo bem?

No meu primeiro texto no Blog Viver Bilíngue, eu falei sobre como funciona o ensino na escola bilíngue e expliquei que as crianças não aprendem tudo em dobro e que ser escola bilíngue não implica perder períodos de certas matérias para incluir a língua alvo. Pude mostrar um pouco sobre a proposta da IENH compartilhando uma atividade que meu filho tinha feito na turma do segundo ano do ensino fundamental com a profe e com a teacher.

Hoje, quero falar um pouco sobre as aulas dos pequenos, e trazer para discussão uma dúvida frequente que escuto de amigos com filhos que estão aprendendo uma língua na escola. Para quem não sabe, quando o currículo bilíngue começou na IENH em 2005, eu fui a primeira teacher do nível 4 e a teacher Luciana Brentano tinha as turmas de nível 5 e 1º ano. Lá em 2005, tudo era muito novo e as famílias tinham muitas dúvidas sobre a educação bilíngue. Agora, próximo de comemorarmos 20 anos do Bilíngue na IENH e com o boom de escolas bilíngues pelo Brasil, as dúvidas e medos já não são tão grandes. Mesmo assim, algumas questões seguem semelhantes ao que ouvíamos anos atrás. “Será que eles entendem tudo que a teacher está falando?” “A teacher vai ler histórias em inglês para eles?” “Como que eles irão entender o que precisa ser feito?”. Em primeiro lugar, precisamos entender que a proposta da escola bilíngue tem como objetivo que as crianças possam viver as línguas; ou seja, crianças pequenas não estudam a língua, não tem aula de gramática com livros e tarefas, elas vivem a língua enquanto aprendem. Muitos de nós aprendemos inglês de maneira mais tradicional, em uma escola de idiomas seguindo livros e já mais velhos e por isso, podemos pensar que será assim para os nossos pequenos.

Na verdade, as crianças na Educação Infantil aprendem brincando, aprendem na hora do lanche, no pátio, por meio de músicas, jogos e muita brincadeira. As teachers pensam junto com as professoras como incluir a língua alvo nos projetos de cada turma, e desenvolvem atividades para que as crianças possam ir adquirindo a língua alvo ao mesmo tempo que aprendem sobre diversos assuntos. Afinal de contas, uma escola bilíngue é para além do ensino das línguas, é um aprender a língua e aprender através das línguas.

Na hora da contação de uma história, as teachers usam dos mais diferentes recursos para que as crianças possam entender o que está sendo lido. Usamos gestos, expressões faciais, entonação de voz, fantoches, objetos, imagens e muita interação. Fazemos perguntas e vamos junto com a turma construindo sentido. Embora já fora de sala de aula dos pequenos há anos, eu sempre que posso faço leituras de livros para as turminhas da IENH. Adoro poder ser aquela pessoa externa que conta histórias em inglês e interage com eles; e todos os anos eu me alegro de ver o quanto eles estão confortáveis nessa experiência, o quanto não se intimidam com essa teacher diferente e que fala uma língua que estão aos poucos conhecendo. 

Aproveitem para conferir algumas notícias aqui no blog e também postagens no Instagram da IENH das atividades que são feitas na educação infantil e vocês verão o quanto as crianças estão vivendo a educação bilíngue.