Learning Stations – trabalho colaborativo de imersão em Língua Inglesa
Escolha do tema – para contextualizar o mês do folclore na Língua Inglesa, as crianças dos níveis 5 da Unidade Oswaldo Cruz ouviram contos clássicos, fairy tales; Alice in Wonderland, The wizard of Oz e Pinocchio.
Após cada turma se apropriar de uma das histórias, com o auxílio das famílias, as crianças se caracterizam de um personagem da história para uma dramatização que posteriormente será um short film.
Após o desenvolvimento deste repertório linguístico e o trabalho em sala de aula, chegou o momento de dividir o conhecimento, unindo as três turmas para a proposta Learning Stations!
Learning Stations – para este momento, as crianças foram divididas em oito grupos a partir da letra inicial do seu nome, e então lhes foi explicado o funcionamento da dinâmica: colaborativamente deveriam trabalhar nas diferentes estações que exigiriam diferentes conhecimentos e habilidades, todas com a temática das histórias que ouviram e dramatizaram durante semanas.
As estações!
Help Dorothy to come back home – nesta proposta precisavam utilizar seus conhecimentos da programming class para ajudar
Dorothy retorna para casa, mas com cuidado para não ser pega pelos flying monkeys e pela Wicked Witch, e claro, sem esquecer do silver shoes!
Follow your heart – assim como o Wizard of Oz deu um coração para o Tin Man, cada criança fez um coração, utilizando de materiais diversos e toda a sua criatividade para um amigo.
Courage Potion – as crianças foram convidadas a fazer uma poção da coragem para tomar ao final da jornada, assim como o Coward Lion fez para se tornar corajoso.
Use your brain to match the letters – o Scarecrow ganhou um cérebro, para esta estação os participantes precisaram usar muito o cérebro para relacionar a letra inicial com o nome dos personagens das histórias: Alice, Dorothy, Geppetto, Lion, Mad hatter, Oz, Pinocchio, Queen of hearts, Scarecrow e Tin man.
True or false game: Do not lie – Quando Pinocchio mentia, seu nariz crescia, para que isso não acontecesse, as crianças ouviram afirmações e no chromebook deveriam marcar se acreditavam ser uma verdade ou mentira.
Let ‘s do the Pinocchio – assim como fez Geppetto, os grupos precisavam montar o Pinocchio; pintar, recortar, montar e colar, utilizando de suas habilidades.
You’re late to count – White Rabbit está sempre atrasado, mas não os níveis 5, rapidinho participaram nesta estação de uma proposta matemática de contagem e raciocínio lógico.
It ‘s tea time, Alice – com tanto trabalho em cada estação, o nível 5 merecia um descanso em uma hora do chá, com direito a um delicioso brownie, espero que eles não tenham crescido muito como Alice!
Avaliação – ao final, quando todos os grupos passaram por cada estação, foi possível avaliar a habilidade de trabalhar colaboratividade de cada participante, bem como as demais habilidades desenvolvidas em cada estação: raciocínio lógico, lateralidade, motricidade, consciência fonológica, atenção, memória, e claro, compreensão e utilização da língua inglesa, tudo de uma forma lúdica e atrativa a fim de proporcionar um momento de aprendizagem entre pares e não somente o professor como instrumento.