HAPPY, SAD, ANGRY AND SCARED: o encontro entre a Literatura e a Arte de Sentir

Objetivos:

  • Conhecer e nomear as emoções;
  • Associar as emoções e sentimentos às cores, como forma de percebê-las e nomeá-las;
  • Compreender a presença de diferentes sentimentos no cotidiano de adultos e crianças, valorizando e entendendo o ato de senti-los; 
  • Desenvolver a linguagem oral e comunicação positiva;
  • Expressar seus desejos e insatisfações diante dos conflitos e situações difíceis;
  • Desenvolver a autonomia e o autocuidado;
  • Compartilhar momentos de empatia e compaixão com o outro;
  • Desenvolver habilidades sociais, de convívio social e interação em pares e em grupo;
  • Compartilhar momentos de escuta, de reflexão e apreciação de histórias, apresentação de temas etc.;
  • Expressar suas ideias, criatividade e imaginação;
  •  Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos;
  • Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras;
  • Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. 

O projeto de estudos “HAPPY, SAD, ANGRY AND SCARED: O ENCONTRO ENTRE A LITERATURA E A ARTE DE SENTIR” surgiu a partir da contação da história “Pedro vira Porco Espinho”, de Janaina Tokitaka. O personagem despertou grande interesse nas crianças, uma vez que, ao se sentir frustrado, virava um porco espinho.

Através das ilustrações, os alunos foram percebendo que situações do cotidiano também poderiam despertar emoções agradáveis e não tão agradáveis neles e que, para expressá-las, poderiam usar expressões faciais, corporais e palavras. Algumas falas foram surgindo ao longo da nossa jornada na escola, como por exemplo: “Eu fico brabo se a mamãe vai trabalhar!”, “Eu não quero que peguem minhas coisas!”, assim como o uso de movimentos corporais para expressar suas insatisfações.

Nesta idade, as crianças estão em processo de desenvolvimento da linguagem oral, bem como, estão aprendendo a conviver no coletivo, a dividir brinquedos, materiais e espaços. Para isso, eles precisam de tempo, espaço e segurança para sentir e expressar suas emoções e o adulto tem o papel de acolher e ajudá-los a se autorregular, através do diálogo e de ações que vão trazer mais conforto para esses momentos.

Assim, percebendo a necessidade e o desejo da turma em refletir mais sobre as emoções no cotidiano, surge a ideia do projeto de estudos do primeiro semestre de 2023.

Ao refletir sobre as possibilidades de planejamento integrado entre Língua Materna e Língua Inglesa, as professoras da turma construíram um mapa mental (abaixo), adicionando objetivos, temáticas e, principalmente, histórias que poderiam servir como fio condutor para as propostas.