Apresentação

A IENH considera o esporte uma ferramenta importante no processo educacional e na formação do cidadão. Desde a década de 70, a Instituição conta com uma equipe de atletismo que, atualmente, tem cerca de 50 atletas distribuídos em 5 categorias nos naipes masculino e feminino.

Objetivo

O projeto Atletismo IENH, tem como objetivo: aperfeiçoar as potencialidades esportivas de crianças, adolescentes e adultos, por meio de treinamentos sistematizados e da participação em competições de atletismo no âmbito regional, estadual, nacional e internacional. Atendendo esse objetivo, a equipe, filiada à Federação Gaúcha de Atletismo desde 1998, vem se destacando ano após ano conquistando várias competições. Nos últimos seis anos, a IENH conquistou 23 campeonatos estaduais e mais de 35 títulos em olimpíadas e competições na região, além de medalhas em eventos nacionais e internacionais.

Trabalho desenvolvido

Além de possuir expressiva representatividade da equipe de atletismo, a IENH também desenvolve, desde 2005, um trabalho com alunos das escolas públicas, oferecendo oficinas e treinamento para os interessados pelo esporte na pista da Instituição. Cerca de 80% dos atletas da equipe são provenientes da rede pública de Novo Hamburgo e região. Destaca-se que a pista atlética da IENH, sediada junto à Unidade Fundação Evangélica, é a única na cidade de Novo Hamburgo destinada exclusivamente ao atletismo.

Como funciona

Público-alvo

O projeto prevê o atendimento de 50 crianças e adolescentes em treinamentos nas categorias (Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17, Sub-20, Sub-23 e adulto) da modalidade atletismo. Desenvolvido na pista atlética da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo, os treinos ocorrem cinco vezes por semana.

Metodologia

A metodologia de trabalho proposta atende os princípios de formação atlética e pessoal de longo prazo e, de obtenção de resultados em competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais, nas categorias disputadas, condizente a manifestação esportiva de rendimento. Desde a iniciação até o aperfeiçoamento, a modalidade é dirigida por princípios e metodologia sugeridos pela própria confederação da modalidade e organizados em ciclos e períodos de treinamentos, conforme o calendário esportivo oficial da modalidade. Os objetivos e cargas de treinamento são processualmente avaliadas de acordo com os períodos de treinamento.

Critérios

A participação na equipe leva em consideração dois critérios:

competitividade: é analisado o nível de domínio técnico e competitividade do atleta considerando idade, aspectos físicos e emocionais;

perfil positivo e protagonismo: características do atleta nas relações com o grupo, bem como, no comprometimento e envolvimento nas diferentes ações propostas.

Impactos e resultados

34

títulos conquistados em competições dos últimos 3 anos

845

medalhas conquistadas em competições dos últimos 3 anos



80%

dos alunos são oriundos da rede pública de ensino: novas perspectivas para os jovens

Única

pista completa para a prática a modalidade atletismo: oportunidade concretas e oferta de espaço seguro para a prática esportiva

Patrocinadores