Apresentação

A Instituição Evangélica de Novo Hamburgo – IENH considera o esporte uma ferramenta importante no processo educacional e na formação do cidadão. Ao longo de mais de 185 anos, promove projetos na área esportiva.

Início do projeto

Em 2008, com a parceria da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, iniciou o Projeto Esportivo Corrida pela Cidadania com o objetivo de propiciar às crianças e adolescentes de 7 a 16 anos de idade, vinculadas à rede pública de ensino, no turno contrário escolar, o desenvolvimento de um conjunto de práticas esportivas saudáveis e educativas, favorecendo a cidadania e ampliando perspectivas de um futuro melhor. As ações do projeto resgatam as potencialidades do público atendido, tendo como meta formar cidadãos conscientes do seu papel na sociedade e da importância do esporte para a saúde e bem estar; atendendo, em consonância ao ECA, a defesa de direitos das crianças e adolescentes relacionadas à prática do esporte e do lazer.

Benefícios

Além dos diversos benefícios para o crescimento global do indivíduo, o projeto ainda oportuniza a descoberta de novos talentos esportivos. Esta iniciativa faz com que muitos jovens se dediquem a uma atividade, projetando um caminho melhor para suas vidas e até mesmo almejando a possibilidade de profissionalização.

Como funciona

Público-alvo

O Corrida pela Cidadania atende aproximadamente 120 crianças e adolescentes, entre 7 e 16 anos, matriculados na rede pública escolar. Os beneficiados no projeto são encaminhados pelas escolas e rede socioassistencial do município, considerando seus interesses na prática do atletismo e pelas situações de vulnerabilidade social que se encontram.

Atividade desenvolvidas

As atividades desenvolvidas no projeto são direcionadas à modalidade atletismo, dirigida por princípios e metodologia sugeridos pela própria confederação da modalidade. Em muitos momentos também são utilizadas atividades lúdicas e cooperativas para um crescimento global dos seus participantes, por meio de palestras, intercâmbios, gincanas, etc.

Local

O projeto é desenvolvido na pista atlética da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo e em outros dois núcleos, localizados nos bairros Canudos e Rincão (Escola Municipal Martha Wartenberg e Escola Municipal Getúlio Vargas, respectivamente). As atividades em cada núcleo são ofertadas duas vezes por semana ao longo do ano escolar, nos turnos da manhã e da tarde, com duração de 90 minutos cada.

Impactos e resultados

Combate à evasão escolar 100%

dos beneficiados com vínculos efetivos em suas escolas

Ampliação de perspectivas 100%

dos beneficiados agregaram experiências em viagens esportivas para outras localidades do Estado



Promoção de vida saudável 100%

dos beneficiados receberam orientações e oportunidades para prática segura do exercício físico

Direito social a prática de esporte e lazer 100%

das práticas são mediadas por profissionais, em espaços seguros e prazerosos



Educação inclusiva e equitativa

oportunidades concretas para meninos e meninas em novos contextos sociais


Inovação do aparato pedagógico

qualificação da única estrutura completa para a prática do atletismo no município, oportunizando ampliação das estratégias pedagógicas

Articulação entre o Estado, as famílias e a sociedade civil

diálogo permanente entre escola, família, projeto e poder público

Patrocinadores