Apresentação

A IENH desenvolve, desde 2007, o Programa Arte em Movimento, que atende meninas das instituições sociais e escolas municipais de Novo Hamburgo com aulas teóricas e práticas de canto, violino, violão, teclado e flauta, para promoção da saúde e bem-estar das meninas envolvidas.

Proposta

A proposta do programa visa as questões que envolvem a realidade das meninas e a situação de violência na sociedade contemporânea contra crianças e adolescentes, que pode ser considerada um sério problema de saúde pública. Neste sentido, a violação dos direitos humanos, as quais muitas jovens vivenciam, estão vinculadas às situações de violência psicológica e física, como trabalho infantil, abuso sexual, entre outras. Em todas essas formas de violência existem fortes implicações no desenvolvimento saudável, como também de desrespeito à dignidade humana.

Importância

A importância da prática da música em grupo promove possibilidade da aprendizagem do trabalho em equipe, de ouvir atentamente as intenções e os sentimentos dos outros, criando momentos de autoexpressão, reflexão e comunicação, desenvolvendo iniciativas e impulsionando a coragem para quebrar padrões. Ao mesmo tempo em que se desenvolvem habilidades (conhecimentos musicais e práticas que habilitam o corpo para a prática da música), surgem na vivência desse processo, autenticidade e qualidade nas relações. Neste aspecto, o Arte em Movimento surge para denunciar por meio da arte, a violência contra as mulheres e a busca pela dignidade humana.

Como funciona

Objetivo

A proposta visa promover espaços para a expressão dos talentos na formação da arte e cultura, por meio da música para jovens em situação de vulnerabilidade social, no contraturno escolar.

Público-alvo

O Programa Arte em Movimento atende em torno de 40 meninas de 10 a 16 anos, oriundas da Casa João Bosco, Centro Cristão Feminino e Querubim, EMEF Affonso Penna, EMEF Marta Wartenberg e comunidade da EMEI Bem-Te-Vi, oportunizando aulas teóricas e práticas de canto, violino, violão, teclado e flauta. As atividades ocorrem na Unidade Fundação Evangélica, na quarta-feira, em dois turnos, com aulas de 150 minutos, de fevereiro até dezembro.

Atividade desenvolvidas

Cada menina escolhe o instrumento que deseja aprender (violão, violino, teclado) e todas aprendem a tocar a flauta como instrumento musicalizador. O canto é desenvolvido por todas as participantes. Para os ensaios em casa ou nos lares abrigo, as meninas recebem o instrumento em comodato. O transporte é custeado pela IENH.

Impactos e resultados


Desenvolve o trabalho em equipe

Potencializa as diversas formas de expressão e comunicação das participantes
Auxilia no desenvolvimento da comunicação verbal e não-verbal



Possibilita a expressão corporal
Expande a capacidade de criação
Favorece a socialização

Patrocinadores