Science project: water

Em uma proposta de educação bilíngue, os alunos não apenas aprendem uma língua adicional, mas usam essa língua para desenvolver habilidades de diversas áreas. Uma materialização dessa característica pode ser observada nas aulas de Science do currículo da IENH. No 5° ano, alguns dos objetos de conhecimento previstos no plano incluem o trabalho com os estados físicos da água, o ciclo hidrológico e o consumo consciente de água.

Pensando esses objetos em um projeto integrado, as turmas de 5° ano da Unidade Pindorama vivenciaram propostas que contemplaram a língua inglesa (LI), a língua portuguesa (LP) e os conhecimentos da área de ciências.

Resumo da proposta

Trabalhamos sobre a água no planeta, em nosso país e em nosso estado, revisitando o ciclo hidrológico e criando repertório na LI sobre os estados físicos da água e os principais processos envolvidos no water cycle. Uma vez que os alunos possuíam o repertório necessário, a professora de ciências em LP conduziu experimentos que utilizavam diferentes estados da água e que também representavam os processos estudados. Os alunos foram convidados a ampliar a discussão, trazendo outros experimentos envolvendo a água nas suas diferentes formas. Em língua inglesa, empregaram o repertório para fazer relatórios sobre os experimentos observados.

Durante as discussões e experimentos, surgiu dos alunos o interesse por saber mais sobre as nuvens. Assim, conduzimos mais um experimento em conjunto – na LI – intitulado rain cloud. Depois, organizados em grupos, os alunos realizaram uma atividade de pesquisa e representação dos diferentes tipos de nuvens. Aliado à temática das nuvens e da chuva, fizemos uma conexão com a realidade que estávamos vivendo no Rio Grande do Sul com as enchentes e alagamentos, em contraste com regiões de todo o mundo que sofrem por seca. Finalizamos nossas discussões, dessa forma, conhecendo mais sobre a crise mundial da água e sobre a realidade das pessoas que são afetadas por esse problema global, refletindo sobre a importância do consumo consciente.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que deveria ler ele!