Olá, famílias, tudo bem?

Esses dias encontrei uma amiga que colocou a sua pequena, da idade da Serena, na IENH no início do ano e que estava encantada com as produções em inglês da filha. 

Por mais que essa mãe tenha conhecimento da língua inglesa e até poderia usar com sua filha, ela não teve esse desejo, e o máximo que a menina teve foi contato com músicas, desenhos e algumas histórias. 

Passado o primeiro trimestre, essa mãe já percebeu o desenvolvimento da menina na língua inglesa. O mais legal é que ela não comentou que a menina conta de 1-10 em inglês, ou que sabe as cores. Ela disse que a menina tem usado frases completas na língua, tem usado expressões e comandos. Em diferentes momentos do dia, a menina já usou alguma frases em inglês e são frases que estão sendo aprendidas na escola por meio da vivência bilíngue.

A escola bilíngue não é uma escola de idiomas. A escola bilíngue não foca em ensinar somente a língua. A teacher da escola bilíngue precisa ir além daquilo que se esperava de uma teacher antes; ela agora vive o inglês com as crianças na rotina escolar; seja na hora do lanche, do pátio, de alguma aula especial como Música ou Educação Física e também nos seus momentos de focar no ensino da e na língua. 

A filha da minha amiga está reproduzindo algumas falas que ela escuta da teacher, mas não como um papagaio que apenas repete. Ela está usando essas frases em momentos que fazem sentido quando está em casa. Ela tem se mostrado curiosa em saber mais, em ouvir mais a língua e quer poder usar essa língua que já a pertence também.  

Eu sempre falo nas formações que dou que ensinar crianças é maravilhoso, que aprender quando se é pequeno tem muitas vantagens e é muito benéfico. Mas reforço sempre que isso precisa ser feito com cuidado, de forma que faça sentido para as crianças, para que seja adequado à idade e que respeite o desenvolvimento delas. 

Nessa idade, poder criar o gosto pela língua, o desejo em saber mais, a vontade de usar e colocar em prática aquilo que está aprendendo é muito importante, principalmente quando sabemos que o que desejamos é que essa caminhada bilíngue siga nos anos seguintes, quando desejamos que esse gosto permaneça por muitos e muitos anos, e que nossos filhos possam querer continuar aprendendo mais sobre a língua e na língua. 

Eu vivo esse início de escola bilíngue com a turma da Serena e com colegas que não são criados bilíngues. Também consigo ver um pouco de como essa caminhada tem sido com os colegas do Lucas que agora já estão no 3ª ano do Ensino Fundamental. 

É incrível se encantar pela produção oral das crianças pequenas. É incrível ver o processo da alfabetização nas duas línguas. É incrível ouvir eles cantando as músicas e lendo os livros, e agora, na idade do Lucas, é incrível ver ele estudando assuntos dos mais diversos também na língua inglesa. 

O bilinguismo é um processo do sujeito, e a educação bilíngue é um caminho lindo para cuidar dos nossos pequenos sujeitos. 

Com carinho,
Aline Jaeger (@maebilingue)