Inovação e Tecnologia: foco em suas contribuições para a Educação Bilíngue

A inovação, no âmbito educacional, pressupõe um processo de renovação, mudança ou implementação de algo novo, que foi criado e que pode ser adaptado e aplicado a diversos contextos. Através da inovação, busca-se alcançar melhores resultados e aumento da qualidade do ensino, gerando aprendizagem ativa por parte do estudante.

Perfis para uma Educação Inovadora

Para inovar em contexto de Educação Bilíngue, utilizando ou não recursos tecnológicos, faz-se necessário um perfil docente diferenciado, empático e que esteja aberto a novas ideias, conhecimentos e mudanças que podem ocorrer a qualquer momento. Além disso, um estudante engajado e resiliente também faz a diferença, potencializando a criatividade e motivando para a devida efetivação das ideias propostas. Ademais, a comunidade escolar também desempenha um papel fundamental para a inovação na educação: responsáveis que apoiam um ensino diferenciado e que são parceiros ativos da escola demonstram confiança e passam segurança para que os filhos possam alçar vôos cada vez mais altos.

Ainda que os perfis apresentados estejam sempre em construção e que possam demonstrar em algum âmbito resistência a mudanças de curto e longo prazo, o próprio contexto de Educação Bilíngue é um exemplo de educação inovadora. Neste sentido, são propostas diversas metodologias e abordagens que ampliam a visão de mundo e repertório dos estudantes, buscando estratégias diferenciadas e novas experiências.

A Inovação e a Tecnologia a serviço da Educação

De fato, para que a Educação Inovadora aconteça, além de perfil diferenciado dos envolvidos, o uso de recursos e ferramentas diversos também é fundamental para alcançar a diversidade no modo como os estudantes constroem conhecimento. Por isso, é importante um investimento em tecnologias emergentes e interativas que estejam alinhadas com a proposta pedagógica da instituição, a fim de que sejam um suporte para o desenvolvimento de um trabalho diferenciado e transformador.

A Educação Bilíngue contribui e muito para o avanço de uma educação inventiva, criativa e, claro, inovadora. À vista disso, os estudantes vivenciam propostas conectadas com o passado, o presente e o futuro, desenvolvendo diferentes formas de pensar através da solução de problemas complexos. Consequentemente, colaboram com a sua comunidade e também com a sociedade atual, regida por uma lógica de mundo diferenciada e fundamentada na criatividade, na resiliência e na flexibilidade.