Avaliações internacionais: por que elas são importantes para as escolas bilíngues?

  1. Testes de proficiência 

Os testes de proficiência possibilitam meios objetivos para julgar os tipos de tarefas que um indivíduo é capaz de realizar em uma língua. Com a variedade curricular existente entre as propostas de educação bilíngue, uma avaliação externa auxilia a escola no sentido de identificar em uma escala internacional o nível de proficiência atingido por seus estudantes ao longo da caminhada escolar.

  1. Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR)

Foi desenvolvido para fornecer uma base para a elaboração de programas de ensino de língua, diretrizes curriculares, desenvolvimento de materiais de ensino e avaliação da proficiência linguística de línguas estrangeiras. Em termos de proficiência linguística, sua escala situa o usuário de língua em um continuum que vai no nível usuário básico, passando pelo independente e chegando ao avançado.

  1. Benefícios para os estudantes 

Além de obter mais dados em relação a sua proficiência e suas habilidades em termos de compreensão e produção oral e escrita, a preparação para testes de proficiência pode trazer outros benefícios para os estudantes ao aprender a lidar com gerenciamento do tempo e das emoções. Além disso, as habilidades relacionadas à preparação para a prestação de exames acabam sendo transferidas a outros exames futuros.