Alfabetização simultânea

Jogo “uma letra puxa a outra” colabora na alfabetização: estudantes formaram palavras a partir das letras escritas por eles

Você sabia que crianças bilíngues não são alfabetizadas duas vezes?

Jogo “uma letra puxa a outra”: estudantes formaram palavras a partir das letras escritas por eles
Jogo “uma letra puxa a outra”: estudantes formaram palavras a partir das letras escritas por eles

Quando começam a aprender a ler e escrever, elas usam todo o seu repertório linguístico para desenvolver habilidades em ambas as línguas de forma simultânea. Isso significa que aprender duas línguas ao mesmo tempo não prejudica o desenvolvimento de nenhuma delas e, na verdade, pode até melhorar o processo.

Essas crianças leem e escrevem em ambas as línguas com facilidade, e transferem conhecimentos de uma língua para a outra. Esse processo permite consolidar o que já sabem e aprimorar suas habilidades de leitura e escrita, tornando-as mais eficientes, já que elas comparam os sistemas linguísticos em busca de semelhanças e diferenças.

Portanto, a alfabetização em duas línguas não cria demandas cognitivas e emocionais desnecessárias e não dificulta o processo. No entanto, é essencial que as escolas tenham professores capacitados que compreendam o caminho pelo qual as crianças bilíngues passam, como os profissionais que atuam na IENH.