A abordagem CLIL nos planejamentos para a Educação Bilíngue

A abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning), ou Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Língua, é uma estratégia pedagógica que ganhou destaque nas últimas décadas, especialmente no contexto da Educação Bilíngue. Essa abordagem visa combinar o ensino de conteúdo acadêmico com o desenvolvimento de habilidades linguísticas em uma língua adicional, proporcionando um ambiente de aprendizagem rico e multifacetado. 

Definindo o CLIL

O termo CLIL foi cunhado por David Marsh, da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia em 1994. O autor o define como: “CLIL se refere a situações em que disciplinas, ou partes de disciplinas, são ensinadas por meio de uma língua estrangeira com objetivos de duplo foco, ou seja, a aprendizagem de conteúdo e a aprendizagem simultânea de uma língua estrangeira.” Sendo assim, é possível entender que o CLIL não se limita a simplesmente ensinar conteúdo em uma língua adicional; ele vai além, integrando de forma orgânica a língua e o conteúdo. 

Isso implica que os professores que atuam na Educação Bilíngue devem estar preparados para adaptar seus métodos e materiais, garantindo que os alunos não apenas aprendam o conteúdo, mas também desenvolvam suas habilidades na língua-alvo, o que acontece com os professores da IENH que atuam no currículo bilíngue, uma vez que todos participam ou já participaram do curso de extensão e/ou da pós graduação em Educação Bilíngue e Cognição ofertados pela Faculdade IENH.

Benefícios da abordagem CLIL

Dentre os muitos benefício dessas abordagem, estão:

  • O desenvolvimento de competências linguísticas: O CLIL proporciona uma imersão mais profunda na língua-alvo, o que ajuda os alunos a aprimorarem suas habilidades de audição, fala, leitura e escrita. Isso é essencial em um ambiente de Educação Bilíngue, onde a proficiência em ambas as línguas é fundamental. No currículo bilíngue da IENH, os alunos estão em contato com os mais diversos contextos, uma vez que participam de aulas de Science, Math, Programming, Global Perspectives e Applied English em língua inglesa, ampliando seu vocabulário e conhecimento nessas áreas do saber. 
  • Aprendizado significativo: Ao aprender conteúdo em uma língua adicional, os alunos veem a aplicação prática da língua em contextos reais, tornando o aprendizado mais significativo e engajador.
  • Preparação para o mundo globalizado: Em um mundo cada vez mais globalizado, a habilidade de se comunicar eficazmente em diferentes línguas e culturas é uma competência valiosa. O CLIL ajuda a preparar os alunos para essa realidade.
  • Expansão do conhecimento: Os alunos adquirem conhecimento não apenas no conteúdo do currículo, mas também sobre a cultura e as perspectivas associadas à língua-alvo. Isso amplia seus horizontes e os torna cidadãos mais informados e culturalmente sensíveis. Além disso, através da abordagem CLIL no currículo bilíngue da IENH, os alunos desenvolvem habilidades e competências para além das previstas pela Base Nacional Comum Curricular, indo muito além do que é exigido pelas matrizes curriculares nacionais. 

CLIL no currículo bilíngue da IENH

A abordagem CLIL é uma ferramenta valiosa para aprimorar a Educação Bilíngue, proporcionando um ambiente de aprendizagem que combina conteúdo acadêmico com desenvolvimento linguístico. Seus benefícios, como o desenvolvimento de competências linguísticas, o aprendizado significativo e a preparação para o mundo globalizado, são inegáveis. 

O CLIL representa um passo significativo em direção a uma educação bilíngue de qualidade, proporcionando aos alunos a oportunidade de desenvolverem as mais diversas habilidades de forma integrada e rica. Os professores da IENH estão em constante formação para aprimorarem seus planejamentos com a abordagem CLIL, oportunizando aos alunos vivências significativas e alinhadas com as mais recentes pesquisas acadêmicas. Além disso, os constantes melhoramentos de espaços físicos e investimentos da escola em materiais e recursos tecnológicos, impulsionam a qualidade do desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar, multilingue e multicultural.