Se eu penso em estudar no exterior na faculdade, em que momento devo começar a me preparar?

Se você planeja aplicar para uma universidade no exterior ao final do seu ensino médio, o ideal é começar a se preparar a partir do 9º ano do Ensino Fundamental. A maioria das universidades estrangeiras considera o período de ensino médio (High School ou Secondary) um período de quatro anos. Por isso, os alunos brasileiros que aplicam para essas universidades, devem enviar seu histórico escolar do ensino médio, bem como do 9º ano do Ensino Fundamental. As universidades irão analisar a performance acadêmica do aluno nesses quatro anos, em termos de notas. Algumas irão solicitar que as notas sejam transformadas em GPA.

Você sabe o que é o GPA? O GPA é uma média ponderada. Este cálculo é feito combinando as notas obtidas do 9º ano até o fim do ensino médio. O GPA tem uma escala que varia de 0 a 4. A IENH disponibiliza aos alunos uma calculadora online que ajuda no cálculo do GPA. 

Porém, não quer dizer que ter ótimas notas irá garantir sua aprovação. As universidades também olham para o grau de dificuldade da sua escola. Se todos os alunos da escola têm notas altas como você, o grau de dificuldade da escola é baixa e tuas notas altas não serão um diferencial. Assim, as universidades solicitam que a escola envie um school profile, para que entendam como é organizado o currículo no qual você estudou e seu grau de dificuldade. Também costumam solicitar que a escola envie um student profile, indicando um ranking dos alunos formandos e em qual percentil você se enquadra. Ou seja, boas notas são muito importantes! Porém, não é só isso. O engajamento em atividades extra classe é uma parte muito importante. Participação em centros de interesses e clubes irão contar pontos nesse processo. Esportes, artes, atividades de liderança, voluntariado, iniciação científica, participação em olimpíadas acadêmicas, dentre outras, são atividades que você deve considerar realizar ao longo desses quatro anos. 

Por fim, uma boa atitude enquanto estudante é essencial. Provavelmente, seus professores e coordenadores da sua escola precisarão fornecer cartas de recomendação e nelas eles irão descrever não só sua performance acadêmica, mas também falar do seu relacionamento com colegas, professores e comunidade escolar em geral e mencionar no que você foi destaque e porque você merece uma vaga naquela universidade. Então, foca nessas dicas preciosas e boa sorte nesta caminhada!

No site da IENH ou na aba “notícias” aqui no Blog, temos diversas notícias de alunos que estudam no Exterior.