Profissionais da área da psicologia, fonoaudiologia, pedagogia e psicopedagogia.
Capacitar profissionais envolvidos na educação e áreas afins a criar, aprimorar e utilizar técnicas e estratégias de estimulação e de reabilitação com base nos pressupostos da neuropsicologia e da prática educacional. O uso destes novos recursos, adequados a cada demanda, favorecerá o incremento das funções cognitivas e, subjacente a elas, o processo de aprendizagem.
1. Histórico e conceitos básicos em Neurociências
2. Neuropsicologia da Atenção, , Consciência, Percepção e Aprendizagem
3. Neuropsicologia da Memória
4. Neuropsicologia da Comunicação e da Linguagem Oral
5. Neuropsicologia das Funções Executivas na aprendizagem
6. Neuropsicologia do desenvolvimento motor
7. Neuropsicologia da linguagem escrita
8. Avaliação neuropsicológica
1. Neurocognição, avaliação e intervenção no TDAH + Neuropsicofarmacologia
2. Neurocognição, avaliação e intervenção nos Transtornos da linguagem oral e da Comunicação
3. Neurocognição, avaliação e intervenção nos Transtornos Disruptivos e Transtornos de Humor + Neuropsicofarmacologia
4. Neurocognição, avaliação e intervenção nos Transtornos Neurológicos Infantis + Neuropsicofarmacologia
5. Neurocognição, avaliação e intervenção nos Transtornos Globais do desenvolvimento e outras síndromes genéticas + Neuropsicofarmacologia
1. Neurocognição, avaliação e intervenção nos Transtornos de aprendizagem com prejuízo na leitura
2. Neurocognição, avaliação e intervenção nos Transtornos de aprendizagem com prejuízo na escrita
3. Neurocognição, avaliação e intervenção nos Transtornos da aprendizagem com prejuízo em matemática e
4. Transtornos da Aprendizagem não verbal
5. Neuropsicologia na escola e os modelos de resposta à intervenção I – o trabalho do professor com a criança
6. Neuropsicologia na escola e os modelos de resposta à intervenção II – o trabalho com o professor
1. Inteligência, desempenho e currículo escolar
2. Como o cérebro aprende?
3. Estratégias de estimulação cognitiva na escola: meditação
4. Fisiologia da Aprendizagem: exercício físico, sono e alimentação
5. Diálogo entre as Neurociências e os pensadores da Educação
6. Educação Inclusiva
7. Tecnologia, Gamificação e Neurociência
8. Estudo de casos e práticas educacionais I(problemas comportamentais
9. Estudo de casos e práticas educacionais II (dificuldades de aprendizagem)
1. Orientação para seminário de práticas
2. Atividades complementares
3. Seminário de Práticas pedagógicas
Ana Bassôa de Moraes – Mestre em Ciências da Saúde
Bruno K. Schiavon – Doutor em Psicologia
Fabiana Mugnol – Mestra
Fernanda Gabriel – Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente
Hosana Gonçalves – Doutora em Psicologia
Janice Pureza – Doutora em Psicologia
Jeane L. Borges – Doutora em Psicologia
Luis Eduardo Wearick da Silva – Doutor em Saúde da Criança
Maila Rossato Holz – Doutoranda em Psicologia
Natalie Pereira – Doutora em Psicologia
Renata Kochhann -Doutora em Medicina
Rodrigo Flores Sartori – Doutor em Ciências do Movimento Humano
Samantha Ritzel – Mestra em Psicologia
Simone Steyer – Doutora em Psicologia
Sonia Moojen – Mestre em Educação
Vanisa Fante Viapiana – Doutoranda em Psicologia
Yasmini Sperafico – Doutora em Educação
Corpo Docente sujeito a alterações.
Aulas semanais às
terças-feiras à noite.
Carga Horária: 360h.
Início: Agosto de 2024.
Investimento: 24 x de R$ 272,25
(Valor sem reajustes para matrículas até Janeiro/24)
Aulas semanais às
terças-feiras à noite.
Carga Horária: 360h.
Início: Matrículas Encerradas.
Investimento: a consultar.
Dúvidas e informações entre em contato pelo e-mail [email protected]