A pós-graduação visa instrumentalizar professores, que atuam ou pretendem atuar em contextos de educação bilíngue, promovendo reflexões sobre as metodologias, as práticas e as teorias que fundamentam o bilinguismo e a educação bilíngue. O curso trata, em especial, de estudos que investigam a relação entre cognição e bilinguismo sob a perspectiva da psicolinguistica do bilinguismo.

360h

Aulas Semanais

On-line

8ª Turma

Público-alvo

Professores, psicopedagogos, psicólogos, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, gestores escolares e demais pessoas interessadas na área da educação bilíngue.

Desejável o conhecimento básico da língua inglesa.

Objetivo

Promover o aprofundamento teórico e metodológico acerca dos construtos relacionados à educação bilíngue, promovendo o debate e a reflexão sobre as metodologias e práticas para a educação bi/multilíngue aplicadas à educação básica. 

Organização Curricular

  • Educação Bilíngue
  • Bilinguismo
  • Políticas linguísticas, resoluções e normativas para a educação bilíngue/plurilíngue no Brasil
  • Neurociências e aprendizagem
  • Aprendizagem e processamento da informação
  • Aquisição de L1 
  • Pedagogia para o ensino de língua adicional 
  • Aquisição de L2
  • Aprendizagem e processamento da informação 
  • Bilinguismo e cognição
  • Metodologias para o ensino bilíngue I (CLIL)
  • Avaliação em contexto bilíngue I  
  • Literacia e alfabetização em contexto bilíngue: aspectos cognitivos do desenvolvimento da leitura
  • O desenvolvimento da consciência fonológica na educação bilíngue
  • Tecnologias digitais na sala  de aula  
  • Letramento crítico e trabalho colaborativo
  • Metodologias para o ensino bilíngue II (Project based learning) 
  • Metodologias para o ensino bilíngue III (IB)  
  • Produção, análise e uso de materiais didáticos no ensino bilíngue
  • Alfabetização em inglês: práticas para o desenvolvimento dos 5 componentes essenciais  
  • Oficina de práticas pedagógicas no ensino bilíngue I 
  • Oficina de práticas pedagógicas no ensino bilíngue II 
  • Oficina de práticas pedagógicas no ensino bilíngue III   
  • Seminário avançado em tópicos bilíngues 
  • Orientação para trabalho final
    Seminário de apresentação de práticas
  • Horas complementares  

Depoimentos

Corpo Docente

  • Aline Lorandi – Doutora em Neurociência Cognitiva

  • Aline Jaeger – Mestre em Linguística Aplicada

  • Camila Dias – Mestre em Linguística Aplicada

  • Carolina Müller – Doutora em Letras

  • Cristiane Lemke – Doutora em Letras

  • Daniele Blos Bolzan – Doutora em Letras

  • Daniela Ruschel – Especialista em Educação Bilíngue e Cognição e Especialista em Neurocognição e Aprendizagem

  • Felipe Flores Kupski – Doutor em Letras (Psicolinguística)

  • Ingrid Finger – Doutora em Letras

  • Janaina Weisshemer – Doutora em Letras

  • Louise Emma Potter – Especialista em Project-based learning

  • Luciana de Souza Brentano – Doutora em Psicolinguística

  • Karin Paola Meyrer – Mestra em Linguística Aplicada

  • Raul Paraná – Mestre em Educational Leadership

  • Renata Chimim – Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

  • Rita Ladeia – Mestre em Linguística Aplicada

  • Tatiana Canto – Mestre em Estudos da Linguagem – Linguística Aplicada

  • Ubiratâ Kichhöfel – Doutor em Letras

  • Yasmini Laís Spindler Sperafico – Doutora em Educação

Corpo Docente sujeito a alterações.

Modalidades

Digital (On-line)

Matrículas Abertas!

Aulas semanais às quintas-feiras à noite.
Carga Horária: 360h.
Início: Abril de 2024.
Investimento: 24 x de R$ 329,16
(Valor sem reajustes para matrículas até Janeiro/24)

Presencial

inscrições encerradas

Carga Horária: 360h.

Dúvidas e informações entre em contato pelo e-mail [email protected]

logo-faculdade-ienh

Faculdade IENH
Rua Frederico Mentz, 526 – Bairro Hamburgo Velho.
Novo Hamburgo/RS – 51 3594 3022

Siga a Faculdade IENH