A complexidade do século XXI aponta a necessidade que as escolas têm de readequar seus currículos a este novo tempo que vivemos. Pensar sobre o que sentimos e a forma como interagimos em sociedade, mais do que nunca, com as mudanças culturais que vivemos, é também um papel importante a ser desempenhado pela escola.
Um relatório da UNESCO de 2013 já mostrava que, entre matemática, português, e outros conteúdos acadêmicos, as crianças deveriam desenvolver suas habilidades sociais e emocionais na escola. Diferente do que alguns críticos sugerem, tais propostas não tomam o espaço do desenvolvimento cognitivo do estudante, pelo contrário, dados de uma pesquisa da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, indicam um crescimento de 11% no desempenho acadêmico de estudantes matriculados em escolas com programas institucionais focados em Educação Socioemocional.
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular), promulgada em 2017, assinala em suas competências gerais, a necessidade das escolas brasileiras contemplarem o trabalho com Educação Socioemocional em seus currículos, sendo assim, a oferta de uma formação na área vai ao encontro da urgência de se colocar em prática o que é solicitado por lei.
Dando importância aos movimentos da sociedade em busca desses conhecimentos, a IENH lançou em 2020 o curso de Especialização em Desenvolvimento Socioemocional no Contexto Educacional e agora lança uma formação em nível de extensão para proporcionar um alcance ainda maior destes conhecimentos tão necessários a quem atua no contexto escolar.
Professores, equipes diretivas, psicólogos e demais profissionais atuantes no contexto escolar.
Espiritualidade na contemporaneidade
Mindfulness no contexto escolar
Teoria dos esquemas emocionais
Desenvolvimento socioemocional do educador (autoregulação, automonitoramento e lidar com a frustração)
Saúde mental e educação
Estratégias para gestão de sala de aula
Dr. Júlio César Adam
Me. Clairton Puntel
Me. Rodrigo Trapp
Ma. Jaqueline Bilhalva
Ma. Juliana Bohn
Aulas semanais às
quartas-feiras a noite.
Carga Horária: 30h.
Início: Maio de 2023.
Investimento: R$ 150,00.