As temáticas relacionadas à Educação Bilíngue vêm ganhando destaque nos últimos anos, principalmente no contexto da educação básica, com aumento expressivo da oferta de propostas bilíngues, e por consequência, na busca por profissionais especializados para atuarem nesse segmento em constante crescimento. Conforme Brentano (2023) temos atualmente mais de 4.845 escolas oferecendo programas e projetos de formação de bilíngues no Brasil e este número expressivo cresce exponencialmente e torna a discussão sobre escolarização bilíngue no nosso país, urgente.
Por outro lado, apesar da oferta, ainda há desconhecimento e pouca discussão teórica sobre o assunto, sendo necessários maiores esclarecimentos e maior divulgação a respeito dos diferenciais e benefícios elencados ao desenvolvimento do sujeito bilíngue.
Hoje sabemos, a partir das pesquisas contemporâneas relacionadas à área do bilinguismo e cognição, que os bilíngues ativam informações sobre ambas as línguas mesmo quando usam apenas uma delas e também apresentam desempenho diferenciado nas funções cognitivas pois o bilinguismo exige um esforço constante de seleção entre as línguas, o que leva a um sistema de atenção mais eficiente. (Bialystok, 2024; Brentano, 2023).
De fato, os estudos e pesquisas sobre os processos cognitivos dos sujeitos que aprendem e pensam em duas línguas têm avançado nos contextos internacionais e começado a aparecer no contexto brasileiro, o que torna relevante um evento sobre educação bilíngue e cognição, visando discutir o processamento cognitivo dos sujeitos bilíngues e de que forma este conhecimento, para professores, impacta nas práticas docentes.
Somado a isso, sabemos que o ensino bilíngue para crianças exige metodologias e programas específicos, que normalmente não são considerados por cursos de formação de professores, visto que o trabalho em escolas bilíngues difere do trabalho em escolas regulares ou escolas de idiomas. É fato que o conhecimento sobre o funcionamento do cérebro bilíngue contribui muito para a compreensão dos processos cognitivos envolvidos na aprendizagem e poderá auxiliar professores e gestores a pensar estratégias pedagógicas mais eficientes para o contexto em que os sujeitos aprendem através das línguas. A discussão sobre essas temáticas torna esse evento muito relevante para professores, diretores de escola e pesquisadores na área do bilinguismo, da educação bilíngue e das ciências cognitivas.
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Confira quem estará presente no 3º Simpósio Internacional de Educação Bilíngue.
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