EDUCAÇÃO BILÍNGUE E SUJEITO BILÍNGUE

As temáticas relacionadas à Educação Bilíngue vêm ganhando destaque nos últimos anos, principalmente no contexto da educação básica, com aumento expressivo da oferta de propostas bilíngues, e por consequência, na busca por profissionais especializados para atuarem nesse segmento em constante crescimento. Conforme Brentano (2023) temos atualmente mais de 4.845 escolas oferecendo programas e projetos de formação de bilíngues no Brasil e este número expressivo cresce exponencialmente e torna a discussão sobre escolarização bilíngue no nosso país, urgente.

Por outro lado, apesar da oferta, ainda há desconhecimento e pouca discussão teórica sobre o assunto, sendo necessários maiores esclarecimentos e maior divulgação a respeito dos diferenciais e benefícios elencados ao desenvolvimento do sujeito bilíngue.

Hoje sabemos, a partir das pesquisas contemporâneas relacionadas à área do bilinguismo e cognição, que os bilíngues ativam informações sobre ambas as línguas mesmo quando usam apenas uma delas e também apresentam desempenho diferenciado nas funções cognitivas pois o bilinguismo exige um esforço constante de seleção entre as línguas, o que leva a um sistema de atenção mais eficiente. (Bialystok, 2024; Brentano, 2023).

De fato, os estudos e pesquisas sobre os processos cognitivos dos sujeitos que aprendem e pensam em duas línguas têm avançado nos contextos internacionais e começado a aparecer no contexto brasileiro, o que torna relevante um evento sobre educação bilíngue e cognição, visando discutir o processamento cognitivo dos sujeitos bilíngues e de que forma este conhecimento, para professores, impacta nas práticas docentes.

Somado a isso, sabemos que o ensino bilíngue para crianças exige metodologias e programas específicos, que normalmente não são considerados por cursos de formação de professores, visto que o trabalho em escolas bilíngues difere do trabalho em escolas regulares ou escolas de idiomas. É fato que o conhecimento sobre o funcionamento do cérebro bilíngue contribui muito para a compreensão dos processos cognitivos envolvidos na aprendizagem e poderá auxiliar professores e gestores a pensar estratégias pedagógicas mais eficientes para o contexto em que os sujeitos aprendem através das línguas. A discussão sobre essas temáticas torna esse evento muito relevante para professores, diretores de escola e pesquisadores na área do bilinguismo, da educação bilíngue e das ciências cognitivas.

Programação

  • 13h30

    Visita guiada às escolas bilíngues internacionais da IENH (mediante inscrição prévia)
    * A visita não está inclusa no custo do evento

  • 13h30

    Abertura dos estandes das editoras e parceiros

  • 15h30

    Início do credenciamento

  • 17h

    Abertura oficial do evento com apresentação artística

  • 18h30

    Palestra 1 (nacional)

  • 19h45

    Mesa redonda

  • 8h

    Palestra 2 (internacional)

  • 9h15

    Palestra 3 (nacional)

  • 10h15

    Intervalo

  • 10h45

    Workshops

  • 12h

    Intervalo

  • 13h30

    Sessão de práticas

  • 14h45

    Palestra 4 (nacional)

  • 15h30

    Intervalo

  • 16h

    Palestra 5 (internacional)

  • 17h15

    Evento de confraternização e lançamento de livros

  • 8h

    Palestra 6 (nacional)

  • 9h45

    Intervalo

  • 10h15

    Workshops

  • 11h30

    Encerramento e sorteio de brindes

Palestrantes Confirmados

Confira quem estará presente no 3º Simpósio Internacional de Educação Bilíngue.

Foto Ellen

Ellen Bialystok

Distinguished Research Professor Emeritus at York University and Associate Scientist at The Rotman Research Institute of Baycrest. She is an Officer of the Order of Canada, a Fellow of the Royal Society of Canada, and holds an honorary doctorate from the University of Oslo. Her research uses behavioral and neuroimaging methods to examine the effect of bilingualism on cognitive processes across the lifespan. Among her many awards are the Killam Prize for the Social Sciences, York University President’s Research Award, and the Donald T. Stuss Award for Research Excellence at the Baycrest Geriatric Centre.

Foto Ellen

Ioulia Kovelman

Professor of Psychology at the University of Michigan. Dr. Kovelman studies literacy development in children who speak English and other languages. As a developmental cognitive neuroscientist, Dr. Kovelman uses a child-friendly functional Near Infrared Spectroscopy (fNRS) brain imaging method to examine how learning to read changes children’s language, literacy, and the brain. These studies include research with typically developing readers and at-risk learners such as those with dyslexia and developmental language disorders (DLD). In her current research, Dr. Kovelman focuses on children learning to speak and read in structurally-distinct languages and orthographies, including English, Spanish, and Chinese. Through this work, she addresses the universal, language-specific, and bilingual influences on child reading development and dyslexia. To learn more about Dr. Kovelman’s work, please visit the Language & Literacy Lab website at the University of Michigan.

Foto Janaina

Janaina Weissheimer

Professora Associada no Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas da UFRN, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem e colaboradora do Instituto do Cérebro da UFRN. Possui doutorado em Letras Inglês pela UFSC e realizou estágio pós-doutoral no Kutas Cognitive Electrophysiology Lab na Universidade da Califórnia San Diego UCSD (2014-2015) e no Bilingualism Mind and Brain Lab na Universidade da Califórnia Irvine UCI (2023).

Foto Luciana

Luciana Brentano

Doutora em Psicolinguística do Bilinguismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo realizado doutorado-sanduíche na Universidade da Califórnia, Irvine, num dos maiores laboratórios de Bilinguismo e Cognição dos EUA, coordenado pela Dra. Judith Kroll. Coordenadora e professora da Pós- Graduação em Educação Bilíngue e Cognição e da Pós-Graduação em Neurocognição e Aprendizagem na Instituição Evangélica de Novo Hamburgo. Presidente da Associação Brasileira de Educação Plurilíngue.

Foto Ingrid

Ingrid Finger

Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordenadora do Laboratório de Bilinguismo e Cognição (LABICO-UFRGS). Pesquisadora Associada da Rede Ciência para a Educação (Rede CpE).

Foto Ubiratã

Ubiratã Alves

Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordenador do Laboratório de Fonologia Não Nativa (LAFONN-UFRGS). Pesquisador Associado da Rede Ciência para a Educação (Rede CpE).

Foto Michele

Michele El Kadri

Professora Associada na UEL. É formada em Letras e possui Mestrado e Doutorado em Estudos da Linguagem (UEL), com período de estágio sanduíche na Griffith University (AUS). É pós-doutora em Educação (UFES) e em Linguística Aplicada (UNICAMP). Foi bolsista de produtividade da Fundação Araucária (2020 - 2023) e atualmente é Bolsista Produtividade do Cnpq. É membro do GT da ANPOLL: Formação de educadores na linguística aplicada e Membro do conselho consultivo do Grupo de Pesquisa em Educação Bi/multilíngue Internacional e Comparada (ICBERG). Atua nos programas de pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), Educação (PPEDU) e Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas. Coordena os projetos “Educação bilíngue pública”, financiado pelo Cnpq e o projeto de Extensão “Bilingual Cities”, financiado por Secretarias de Educação. É Gerente de Currículos, programas e produtos das Escolas Maple Bear Brasil. Assessora Secretarias de Educação na implementação em escolas bilíngues públicas. Atua nas áreas de formação de professores de língua inglesa, língua franca e educação bi/multilíngue, com diversos artigos e publicação no cenário nacional e internacional.

Local do evento



IENH - Unidade Fundação Evangélica

Rua Frederico Mentz, 526 - Hamburgo Velho - Novo Hamburgo/RS

Investimento

R$ 390,00

1º Lote

  • De 11/10/2024 a 31/12/2024
R$ 450,00

2º Lote

  • De 01/01/2025 a 02/03/2025
R$ 510,00

3º Lote

  • De 03/03/2025 a 23/03/2025

Formas de pagamento

  • Cartão de Crédito (até 3x sem juros)
  • Pix

Descontos

  • Associados ABRASEP:
    15% de desconto
  • Alunos e ex-alunos da Pós-graduação Bilíngue e Neurocognição da IENH:
    15% de desconto
  • Estudantes de graduação:
    15% de desconto
  • Grupos acima de 8 pessoas:
    10% de desconto

Inscrição

Realização

Patrocinadores

Quer apoiar esse evento? Envie e-mail para [email protected]

Contato

Para mais informação sobre o evento, entre em contato conosco: